CURSO

CIÊNCIA DA RELIGIÃO

Esse curso pode ser realizado nas modalidades:
Livre – não exige pré-requisito acadêmico.
Pós-graduação – exige pré-requisito de Diploma de Ensino Superior em qualquer área.

Capacitar pessoas para a correta interpretação dos textos bíblicos, perceber as influências religiosas na sociedade e refletir a espiritualidade no mundo pós-moderno.

Conteúdo

0
Carga Horária
0
Módulos
0
Horas por Aula

O paradigma econômico vem enriquecendo o repertório epistemológico e metodológico da Ciência da Religião. Devido a sua atualidade qualquer estudante da disciplina deve se familiarizar com o potencial heurístico e as limitações desta abordagem. A disciplina oferece uma oportunidade para conhecer as principais linhas da discussão afim, a utilidade do paradigma, bem como as críticas à abordagem.

Oferece informações sobre os principais elementos que compõem o fenômeno religioso, algumas funções sociais que a religião desempenha e os principais traços característicos da religião, visando possibilitar o desenvolvimento de análises interdisciplinares através de paradigmas críticos.

Religiões como sistemas de respostas a grandes perguntas da humanidade. Comparação sistemática entre as maiores tradições religiosas de Oriente, especialmente entre o Hinduísmo e Budismo entre si, mas também entre elas e as religiões monoteístas como a do Islã torna-se possível. Baseado em um esboço histórico das religiões relevantes, a disciplina se concentrará nos aspectos doutrinários essenciais para demonstrar e discutir as convergências e diferenças entre elas.

Estudo do processo de formativo dos textos sagrados, bem como sua história da recepção e transmissão. Levanta contexto de formação histórico-social e os estudo dos principais manuscritos das religiões, no campo dos estudos sobre religião; o sagrado e suas mediações hermenêuticas.

Análise do discurso, das formas e métodos que foram sistematizados para promover a interpretação dos textos sagrados, além de observar os sistemas religiosos juntamente com suas cosmovisões e particularidades no tocante as concepções da relação entre sagrado e profano.

Estudo das principais correntes de pensamento da Sociologia da Religião, situando-as no contexto em que surgiram e em relação a outras correntes de pensamento sociológico geral.

Estudo das principais correntes de pensamento da Psicologia da Religião, situando-as no contexto em que surgiram e em relação a outras correntes de pensamento da psicologia em geral.

Pesquisa sobre os elementos que contribuem para a formação das identidades culturais e religiosas do Brasil; tradições religiosas, festas da religiosidade regional e expressões religiosas relevantes no cenário brasileiro.

O QUE VOCÊ APRENDE

1

A Ciência da Religião como uma disciplina empírica que investiga sistematicamente a religião em todas as suas manifestações. O termo Ciência da Religião refere-se a um empreendimento acadêmico, norteado por um conjunto de teorias específicas, dedica-se de maneira não normativa ao estudo histórico e sistemático de religiões concretas em suas múltiplas dimensões, manifestações e contextos socioculturais.

2

Um estudo sistemático da religião numa perspectiva transversal, procura identificar no material coletado, coincidências e divergências entre os diferentes sistemas religiosos no mundo. O ramo sistemático é realizado como busca para estruturas gerais, elementos típicos e traços comuns no mundo religioso empiricamente dado.

3

Os diversos estudos empíricos de reconstrução do desenvolvimento e o status atual de religiões singulares. Essa área do conhecimento exige que os pesquisadores se restrinjam aos fatos reais, ou seja, concentram-se em manifestações concretas de espaço e de tempo. Demarcando dessa maneira o campo da Ciência da Religião, é óbvio que o sagrado, ou seja, uma categoria que se refere à esfera extra-empírica, é metateoricamente excluído como conceito ilegítimo e disfuncional para pesquisa e teoria.

PROFESSORES DO CURSO

Pastor Douglas Santos

– Bacharel em Teologia (FTBB) Licenciado em História (UFG). Mestrado em Ciências da Religião (PUC Goiás) Doutorado em Ciências da Religião (PUC – Goiás)

 

Professor Antônio de Jesus 

Bacharel em Teologia (FTBB). Bacharel em Administração (UMESP) Mestre em Ciências da Religião (UMESP-SP) e doutorando em Psicologia Social (UK – Argentina)


COORDENADOR

Pastor Hamilton Matheus Moreira Ribeiro

 Bacharel em Teologia (FTBB); Bacharel em Antropologia (UnB) Mestre em Ciências da Religião (PUC – Goiás), Doutorando em Ciências da Religião (PUC – Goiás)

VAMOS CONVERSAR

Preencha o formulário abaixo, nos próximos dias faremos contato

Perguntas Frequentes

1 – Sim, para os alunos que fazem como pós-graduação (10 disciplinas) o certificado é reconhecido pelo MEC.

2 – Os alunos que fazem como Curso Livre (8 disciplinas), recebem o certificado de conclusão, que nesse caso não é reconhecido pelo MEC.

Pós-graduação – 10 meses.
Curso Livre – 8 meses.

 

Presencial e on-line.

Não é exigido pré-requisito para fazer os 8 módulos do Curso Livre. Para a pós-graduação é necessário possuir diploma de ensino superior em qualquer área.

Curso livre – R$ 150,00 x 10
Pós-graduação – R$ 295,00 x 12

 

PALAVRA DO DIRETOR-GERAL

A Faculdade Teológica Batista de Brasília tem um histórico de 46 anos de ensino teológico e formou obreiros que atualmente desenvolvem ministérios em diversas partes do mundo, tais como pastores, missionários, ministros de música e educadores cristãos
Doutor
Pr Allan Amorim

Quer saber mais?

Faculdade Teológica Batista de Brasília CNPJ 05.505.172/0001-17