PÓS GRADUAÇÃO EM

MUSICOTERAPIA

A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que este possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação

ou tratamento.

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História da Musicoterapia no Brasil e no mundo, a utilização da música como recurso terapêutico ao longo do desenvolvimento da humanidade, Musicoterapia como área de conhecimento, princípios e fundamentos da prática musicoterapêutica, musicoterapia e as diferenças entre as múltiplas utilizações da
música na educação, neurociência e saúde, Musicoterapia como Prática Integrativa, o homem e a música.

Apresentação da principais Teorias, Métodos e Técnicas musicoterapeuticas, conceitos e nomenclaturas específicas das práxis. GIM, NordoffRobbins, Comportamental, Benenzon, Músico-verbal (Milleco), Plurimodal (Schapira), Musicoterapia na Neuroreabilitação, Musicoterapia Analítica, Musicoterapia Vibroacústica, Musicoterapia comunitária, musicoterapia na educação inclusiva, entre outros.

Discussão e aplicação dos modelos, abordagens e técnicas trabalhados em espaço educacional clínico, por meio de vivencias entre os estudantes supervisionadas e dirigidas por docente Musicoterapeuta. Estudos de Caso e conhecimento de técnicas ligadas a modelos não musicoterapeutico no processo de intervenção (ABA, SUNRISE, DIR FLOORTIME), entre outros.

A disciplina tem por objetivo instrumentalizar o estudante com o espaço clínico, para isso será utilizado o espaço do Centro de Referência Pesquisa e Extensão em Musicoterapia de Brasília, mantido pela Faculdade com atendimentos sociais e gratuitos abertos a comunidade, para pesquisa, visitas e aulas. Conhecimento do setting musicoterapeutico, Escalas de Avaliação em Musicoterapia, Anamnese em Musicoterapia, Relatórios de Acompanhamento em musicoterapia, Alta em Musicoterapia.

Aplicação da Música como recurso terapêutico, noções básicas de improvisação musical, música como expressão, noções básicas de metodologias ativas em educação musical que auxiliem o processo terapêutico no âmbito da prática. Princípios gerais de Musicologia. A música do paciente.

Documentos que regulamentam a prática do musicoterapeuta e sua responsabilidade ética (estatutos e código de ética). O uso das mídias sociais e a ética do profissional da saúde.

Noções Básicas de Violão/Ukulele, Harmonia funcional Básica, Teoria Musical Básica.

Noções básicas de teclado/piano. Uso da Voz. Improvisação básica.

Noções Básicas de Percussão. História da Música Popular brasileira básica, principais ritmos, levadas, festejos populares e folclore.

Musicoterapia em Deficiência Intelectual, Musicoterapia em Reabilitação, Musicoterapia em Saúde Mental (adultos e crianças), Musicoterapia na saúde materno-Infantil, Musicoterapia nas deficiências sensoriais, Musicoterapia em Neurose, Musicoterapia em Gerontologia e Geriatria, Musicoterapia Comunitária,
Musicoterapia em Saúde Pública, Musicoterapia na Assistência Social, Musicoterapia com populações vulneráveis. Musicoterapia individual, com famílias e grupos, Musicoterapia e Câncer, Musicoterapia Hospitalar.

Noções básicas sobre teorias e técnicas de psicoterapia. Noções básicas sobre psicologia do desenvolvimento. Saúde Mental (infantil e adulto). Noções de atendimento Multi, Inter e Transdisciplinar. Noções básicas sobre Terapia Familiar e de Terapia/Coordenação de grupo. Fundamentos de psiquiatria e psicopatologia (adultos e infantil). 

Anatomofisiologia. Pesquisas recentes sobre música e cérebro. Fundamentos de reabilitação (física, cognitiva e social). Principais patologias e lesões neurológicas. Noções sobre Neurodesenvolvimento e funções cognitivas. Neuroplasticidade.

Supervisionado por musicoterapeuta, visa a observação/ co-participação do estudante em atendimentos clínicos, hospitalares, on-line, escolares e em toda área de atuação do Musicoterapeuta. Visa promover a práxis com base na experiência de construção do conhecimento por meio da formação teórica.

Orientar o estudante quanto ao estágio supervisionado, o papel do estágio na formação profissional.

Supervisionado por musicoterapeuta, visa a observação/ co-participação do estudante em atendimentos clínicos, hospitalares, on-line, escolares e em toda área de atuação do Musicoterapeuta. Visa promover a práxis com base na experiência de construção do conhecimento por meio da formação teórica.

Supervisionado por musicoterapeuta, visa a observação/ co-participação do estudante em atendimentos clínicos, hospitalares, on-line, escolares e em toda área de atuação do Musicoterapeuta. Visa promover a práxis com base na experiência de construção do conhecimento por meio da formação teórica.

Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica e das principais linhas de pensamento epistemológico, com ênfase nas visões contemporâneas; Conceito de verdade científica; Aspectos da pesquisa: (i) O projeto; (ii) A elaboração de um estudo de caso; (iii) A pergunta condutora; (iv) A delimitação do problema; (v) A hipótese; (vi) Os objetivos; (vii) O embasamento teórico, metodológico e empírico; (viii) A investigação científica como prática social. (viii) A investigação científica como prática social. (viii) A investigação científica como prática social.

Conhecimento dos métodos, técnicas e tendências que permeiam a prática pedagógica do ensino superior dominando os recursos específicos para a transposição e mobilização desses saberes na formação do estudante.

O QUE VOCÊ APRENDE

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Formação do profissional musicoterapeuta, apto para atuar nas áreas da saúde, educação e ou assistência social. De acordo com a Federação Mundial de Musicoterapia (World Federation of Music Therapy), *a Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

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Além de toda a parte teórica para a formação de excelência do profissional Musicoterapeuta, a Pós graduação em Musicoterapia ofertada pela FTBB, conta com o Centro de Referência Pesquisa e Extensão em Musicoterapia, que consiste num espaço terapeutico que proporciona a comunidade do DF atendimentos sociais e gratuitos musicoterapeuticos. Espaço plural, construído por uma ideía de comunidade, com atendimento voltado a diferentes demandas da saúde mental. Nosso aluno desde o início da sua formação possui a sua disposição um laboratório de pesquisa e observação.

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O curso propõe formar musicoterapeutas aptos ao exercício profissional, a partir de uma sólida base científico-musical – humanista, dialogando com as demais áreas de saúde e promovendo a inserção da musicoterapia em diversas frentes de atuação, através de parcerias institucionais.

PROFESSORES DO CURSO

Pedro Bicaco

Pós-graduado em musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (CBM-RJ), Graduado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Formação em Gestalt-terapia pelo Instituto Gestalt de Curitiba, curso Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção e Acompanhamento (SUPERA), pós-graduando em musicoterapia em áreas críticas pela Sociedad Argentina de Terapia Intensiva. Experiência com transtornos do neurodesenvolvimento, transtorno do espectro autista, saúde mental, reabilitação, atualmente faz atendimentos particulares, é musicoterapeuta no Hospital da Criança de Brasília José Alencar e no Centro de Referência, Pesquisa e Extensão do Distrito Federal.

Fernanda Cabral

É musicoterapeuta especialista pelo CBM – Conservatório Brasileiro de Música/RJ, diplomada e pós-graduada (Mestre) em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília onde desenvolveu pesquisa pioneira sobre Teatro e Música para Bebês. Criou em 2014 a Cia. Studio Sereia, um dos primeiros coletivos teatrais do mundo totalmente dedicado à Primeira Infância. Também é cantora, compositora, diretora e arte-educadora. Em 2014, inicia seu projeto “Música nas Incubadoras” como musicoterapeuta, por meio do qual realiza microconcertos em UTIs neonatais do Brasil, Espanha e Portugal.
Atua como musicoterapeuta na Fisiomov-Kid’s e Clínica Integrar. Há cinco anos integra a equipe de pesquisa do HMIB – Hospital Materno Infantil de Brasília, onde também desenvolve o “Música nas Incubadoras”.

Rebeca Pereira

Bacharel em Biologia, com mestrado e Doutorado em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, dediquei meu período acadêmico ao estudo de bactérias resistentes a antibióticos e a caracterização de novas moléculas com potencial alvo terapêutico, além da ministração de aulas de bioquímica. Durante o período de doutoramento, integrei um grupo de pesquisa de microbiologia da Universidade Eberhard Karls em Tübingen, na Alemanha.
Posteriormente ingressei no mercado de Diagnóstico in Vitro onde atuei como gerente de produtos de HPLC e Espectrometria de Massas para análises clínicas.
Atualmente trabalho como cientista da Bayer divisão farmacêutica na Alemanha, sendo responsável pela Integridade de Dados e pela elaboração de métodos analíticos para garantir a adequação regulatória e qualidade dos medicamentos.

Angela Fajardo

Especialista em Musicoterapia, Violoncelista e Educadora Musical, graduada pela Universidade de Brasília. Pós Graduanda em Psicologia Analítica Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa. Especialista em Terapia Vibroacústica, pelo Peter Hess Institut.
Atualmente, é Presidente da Associação de Musicoterapia do Distrito Federal – AMTDF, membro da Brasília Cello Academia, Musicoterapeuta no Hospital da Criança de Brasília José Alencar, integrando a equipe de reabilitação e também musicoterapeuta na Luminu Home Care, empresa voltada aos Cuidados Paliativos.

Elvira Alves

Musicoterapeuta pela UFG, Pós Graduada em Musicoterapia em Áreas Críticas pela Sociedade Argentina de Terapia Intensiva, Mestre em Música pela UFG, Doutoranda em Ciências da Saúde pela UFG. Musicoterapeuta do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo.

Vinícius Martins

 Pianista, educador musical e musicoterapeuta.
Graduado pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário, pós-graduado em Educação Musical, pós-graduado em Musicoterapia e, também, no Ensino e Prática do Piano. Atualmente é professor substituto do curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal Fluminense, Campus, Campos-Guarus. Na área da saúde, atua como musicoterapeuta na Clínica Integra – Terapias Avançadas & Desenvolvimento Humano.
Ainda, participa como músico em diversas bandas da região como tecladista e como pianista em recitais, tanto como solista, quanto como camerista.

COORDENADORA

SARAH PEREIRA
Mestre em Ensino das Práticas Musicais (UNIRIO), Especialista em Musicoterapia, Pós Graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (CBI of Miami – Celso Lisboa), Bacharel em flauta-transversa, Licenciada em Educação Musical e Técnica em Piano (Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música, RJ).Cursou em Nova York o primeiro módulo do Dalcroze Pedagogy na Kauffman Center- Lucy Moses school of music NY. Como musicoterapeuta possui experiência em atendimentos a pacientes com TEA, Transtornos do neurodesenvolvimento, síndromes, saúde mental e Alzheimer. Participou de módulos de formação complementar em Musicoterapia com Dr. Rolando Benenzon, com enfoque em Terapia Não Verbal. Atualmente coordena a pós graduação em Musicoterapia pela FTBB e é responsável técnica pelo CREPEM DF.

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Perguntas Frequentes

Sim. É necessário possuir diploma de ensino superior em qualquer área.

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PALAVRA DO DIRETOR-GERAL

A Faculdade Teológica Batista de Brasília tem um histórico de 46 anos de ensino teológico e formou obreiros que atualmente desenvolvem ministérios em diversas partes do mundo, tais como pastores, missionários, ministros de música e educadores cristãos
Doutor
Pr Allan Amorim

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